contato@piscimas.com.br
Todos os dias em nosso cotidiano, temos contato com produtos químicos que são de suma importância para nossa atividade no tratamento de piscinas. Como sabemos, os rótulos trazem informações mais práticas e condensadas sobre os produtos, já a FISPQ apresenta o produto de forma completa.
Mas não se assuste! Se você ainda não ouviu falar sobre FISPQ com certeza ouvirá em um futuro próximo. Iniciais que enrolam um pouco a nossa língua ao pronunciarmos, mas que trazem conteúdos importantíssimos sobre as substâncias ou misturas das quais utilizamos, ou vamos utilizar no nosso dia a dia.
Beleza Cimas, mas o que significa tais iniciais?
FISPQ significa: Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Documento este normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725-4:2014.
Cujo título desta NBR é: Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente e Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ).
Como temos acesso às FISPQ?
O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto ao produto, pois se trata de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela é um direito de quem adquire e deve ficar a disposição de todos os que o manipulam.
Outro meio de se obter a FISPQ é acessando os sites dos fabricantes. Anexo aos produtos há um campo para fazer o download já em formato PDF.
Mas saiba que é obrigação do fabricante/fornecedor lhe disponibilizar a FISPQ, sendo assim, em último caso não havendo disponibilidade via site, peça por e-mail ou ligue e solicite. É seu direito!
Alguns aspectos importantes sobre a FISPQ:
• Documento destinado à comunicação dos perigos de produtos químicos;
• A FISPQ é um documento técnico e deve ser elaborado de modo a permitir a compreensão do público alvo;
• A elaboração, gerenciamento e disponibilização da FISPQ é uma responsabilidade do FABRICANTE/FORNECEDOR;
• Linguagem deve ser simples, clara e rigorosa, sem gírias e sem expressões vagas;
A FISPQ foi criada para nos ajudar, e não para nos atrapalhar ou enganar. Por isso como já descrito acima deve ter sim uma linguagem simples, informações sólidas e verdadeiras, pois caso isso não ocorra, teremos sérios problemas químicos, de segurança do trabalho, armazenamento, meio ambiente, entre outros...
A FISPQ e organizada por seções, onde cada seção trata de uma particularidade, conforme abaixo:
1. Identificação
2. Identificação de perigos
3. Composição e informações sobre os ingredientes
4. Medidas de primeiros-socorros
5. Medidas de combate a incêndio
6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento
7. Manuseio e armazenamento
8. Controle de exposição e proteção individual
9. Propriedades físicas e químicas
10. Estabilidade e reatividade
11. Informações toxicológicas
12. Informações ecológicas
13. Considerações sobre a destinação final
14. Informações sobre transporte
15. Informações sobre regulamentações
16. Outras informações
Este post tem como objetivo apresentar a existência de tal ferramenta (FISPQ) tão relevante para a nossa atividade. Todas as seções da FISPQ são importantes, mas vamos abordar futuramente algumas que no meu entendimento se fazem fundamentais para o nosso dia a dia como piscineiro.
Químico Responsável
CRQ IV n° 04270250